Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Ministério do Trabalho:

Pedido de Concurso Ministério do Trabalho com 2.382 vagas foi enviado ao MGI

O Ministério do Trabalho solicitou um novo concurso junto ao MGI, oferecendo mais de 2,3 mil vagas. Veja os detalhes!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 26/06/2025 às 21h19

Compartilhe:

Um novo pedido de concurso público foi submetido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), solicitando autorização para o preenchimento de 2.382 vagas. Estas oportunidades destinam-se à Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST), contemplando possíveis cargos que podem exigir formações de nível médio e superior. No entanto, os cargos específicos e seus respectivos requisitos ainda não foram oficialmente confirmados.

O Ministério da Previdência destacou que todas as vagas solicitadas são exclusivas para o MTE, não abrangendo outros órgãos. Essa solicitação reflete a necessidade de novas contratações, algo que já havia sido destacado em 2024 pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, durante um evento com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Este evento marcou o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat).

Em 2023, a intenção do MTE de preencher vagas, especialmente nas áreas de Tecnologia da Informação e no setor administrativo, já havia sido manifestada pelo secretário-executivo da pasta, Francisco Macena da Silva.

O último concurso público realizado pelo MTE ocorreu em 2014, quando foram ofertadas 450 vagas. Na ocasião, as vagas foram distribuídas entre os cargos de agente administrativo (415 vagas) e contador (35 vagas). Para o cargo de agente administrativo, o requisito era o nível médio completo, com uma remuneração inicial atualmente estimada em R$4.188,03, incluindo o auxílio-alimentação de R$1.000,00. O certame de 2014 foi organizado pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB) e incluiu provas objetivas e discursivas.

A estrutura das provas objetivas consistia em 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Os conhecimentos básicos exigidos para todos os cargos incluíam Língua Portuguesa, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo, Atualidades, Ética no Serviço Público e Noções de Administração Financeira e Orçamentária. Já os conhecimentos específicos variaram conforme o cargo, abarcando áreas como Legislação Específica e Contabilidade Governamental, entre outras.

Os interessados em acompanhar as atualizações sobre os principais concursos previstos para o segundo semestre de 2025 podem cadastrar-se para receber informações em primeira mão. É importante ressaltar que, até o momento, não há confirmação oficial sobre a abertura do edital, banca organizadora ou data específica para a realização do concurso do MTE.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Ministério do Trabalho: