O Ministério das Cidades manifestou interesse em participar do próximo Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2025, após um longo período de 12 anos sem realizar um edital. A entidade reforçou sua solicitação de autorização e expressou o desejo de integrar a segunda edição do que é popularmente chamado de "Enem dos Concursos".
Embora o interesse esteja evidente, ainda não há confirmação oficial sobre a autorização do concurso pelo Ministério da Gestão e Inovação.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Ministério das Cidades.
"Se a autorização for concedida, o Ministério das Cidades pretende se inscrever no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025", afirmou um representante da pasta. A ministra do MGI, Esther Dweck, já anunciou que novos concursos serão liberados para o novo CNU, mas ainda não revelou quais órgãos serão contemplados.
Em uma entrevista, José Celso Cardoso Júnior, secretário de Gestão de Pessoas do MGI, reiterou as declarações da ministra, explicando que anualmente são feitas diversas solicitações para concursos que totalizam milhares de vagas, mas nem todas são autorizadas.
"Existem várias considerações que são analisadas para a criação de um ranking de prioridades, que o governo utiliza para determinar politicamente quais vagas e quantas realmente serão autorizadas." Quanto ao novo CNU, a segunda edição já está confirmada e um edital pode ser lançado nos próximos meses, com possibilidade de publicação já em março. Recentemente, o MGI reforçou essa expectativa nas redes sociais.
Ministério das Cidades solicita 240 vagas
O Ministério das Cidades recentemente reiterou seu pedido ao MGI, solicitando a abertura de um novo concurso com 240 vagas para reforçar sua equipe.
As vagas solicitadas estão distribuídas da seguinte forma:
- Analista técnico administrativo: 130 vagas
- Engenheiro: 85 vagas
- Arquiteto: 15 vagas
- Assistente social: 2 vagas
- Contador: 5 vagas
- Geólogo: 1 vaga
- Sociólogo: 2 vagas
Todas as oportunidades requerem que os candidatos tenham nível superior completo.
No ano de 2023, a pasta já havia enviado uma solicitação para um concurso prevendo 292 vagas em cargos similares.
É relevante mencionar que, se obtiver a autorização, este será o primeiro concurso público do Ministério desde que foi recriado pelo governo do presidente Lula. Durante a gestão anterior de Jair Bolsonaro, o ministério foi fundido ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e voltou a ter autonomia em janeiro de 2023.
Atualmente, o ministro das Cidades é Jader Barbalho Filho.
Último concurso do Ministério das Cidades foi em 2013
Em 2012, o Ministério das Cidades recebeu permissão para realizar um concurso público, ofertando 130 vagas efetivas em sua equipe.
Dessas, 35 foram destinadas ao cargo de analista técnico administrativo, duas para arquivista, duas para técnico em comunicação social, duas para contador, oito para economista e uma para estatístico. As demais vagas foram direcionadas a cargos de nível médio, totalizando 78 para agente administrativo e duas para técnico em contabilidade.
Naquele período, a organizadora escolhida foi a Cetro Concursos, que aceitou inscrições de 6 a 27 de maio de 2013, com taxas que variavam entre R$39 e R$49, dependendo do cargo. As provas ocorreram em 14 de julho, na cidade de Brasília, DF.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Ministério das Cidades.