Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso MCTI:

Pedido de concurso do MCTI é enviado ao MGI com mais de 1.400 vagas

O MCTI solicita ao governo a realização de um novo concurso para preencher 1.400 vagas em várias funções. Confira a lista completa!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 09/07/2025 às 18h23

Compartilhe:

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) confirmou que submeteu um novo pedido para a realização de um concurso que visa preencher 1.424 vagas efetivas.

As oportunidades contemplam três diferentes carreiras:

- Carreira de Pesquisa em Ciência e Tecnologia: 100 vagas para o cargo de Pesquisador.
- Carreira de Desenvolvimento Tecnológico: 200 vagas para o cargo de Tecnologista.
- Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia: 550 vagas para Técnico, 534 para Assistente em Ciência e Tecnologia, e 40 para Analista em Ciência e Tecnologia.

Os órgãos federais tinham até o dia 31 de maio para enviar suas solicitações de concursos ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que agora está em fase de análise desses pedidos, podendo decidir pela autorização a qualquer momento.

Diversas instituições já receberam autorizações, especialmente para o Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025. Contudo, o MCTI não foi incluído nessa próxima edição do CNU.

No ano passado, o MCTI recebeu autorização para preencher 55 vagas em cargos efetivos, distribuídas entre três de suas unidades de pesquisa. As oportunidades foram alocadas para os cargos de pesquisador e tecnologista, organizadas da seguinte forma:

- Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP): 5 vagas para Pesquisador e 2 para Tecnologista.
- Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA): 10 vagas para Pesquisador e 9 para Tecnologista.
- Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG): 19 vagas para Pesquisador e 10 para Tecnologista.

Essas unidades de pesquisa tiveram a liberdade de conduzir seus próprios processos seletivos de forma individualizada.

Em 2023, o MCTI foi agraciado com a autorização para 814 vagas efetivas. Destas, 253 foram destinadas ao cargo de pesquisador, 265 para tecnologista e 296 para analista em Ciência e Tecnologia. As vagas para analista foram oferecidas através do Concurso Nacional Unificado de 2024, com diferentes temas de atuação. As vagas para pesquisador e tecnologista, por sua vez, foram geridas pelas unidades de pesquisa, que puderam realizar seus processos seletivos de forma independente.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso MCTI: