Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Mapa:

Secretário diz que há urgência para admissão de temporários

Foram autorizadas 300 vagas para provimento efetivo no cargo de auditor fiscal federal agropecuário e outras 300 são para a contratação de médicos veterinários.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 26/07/2017 às 14h29 | Atualizado em 31/07/2017 às 16h25

Compartilhe:

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), Eumar Novacki, afirmou, em nota divulgada nesta semana, que o órgão tem urgência na contratação dos veterinários temporários, cargo que recebeu autorização para concurso público na semana passada, além de posições efetivas. “A contratação é emergencial e imediata”, disse.

Ele também disse que o edital da seleção deveria ter sido publicado no dia 21, mas a que a expectativa é que em, no máximo, 60 dias, o documento esteja pronto e divulgado. Não se sabe se para as vagas temporárias ou efetivas. O Mapa tem até 19 de janeiro para publicar o edital, seis meses após a autorização do concurso. Ainda não há informações sobre as datas da provas ou a lotação das vagas.

O órgão ainda precisa contratar uma banca organizadora para o concurso das posições efetivas. Os aprovados receberão remuneração de R$15.042,71 e atuarão atendendo a Secretaria de Defesa Agropecuária (DAS). O Mapa não respondeu se a própria instituição fará a seleção para os temporários, que contarão com contrato de um ano, que pode ser prorrogado por igual período, e salário de R$6.710,58. Eles farão a inspeção do setor de abate e produção de carnes.

O pedido original do Mapa era de 1.611 vagas, mas o Ministério do Planejamento ponderou que as 300 vagas efetivas são suficientes para suprir a necessidade da Secretaria de Defesa Agropecuária. O órgão justificou que o trabalho deles servirá "para que o Brasil volte a honrar compromissos comerciais, no tocante ao cumprimento das normas sanitárias, acordados com os países importadores de carne e produtos cárneos brasileiros".

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, havia solicitado em junho a contratação temporária de médicos veterinários, mas apenas para suprir o déficit de auditores fiscais, até que o concurso fosse autorizado. Neste momento, esbarramos numa situação difícil em relação ao crescimento das nossas exportações. O entrave diz respeito ao quadro restrito de servidores do Mapa. A falta de pessoal impede a abertura de plantas frigoríficas, por exemplo, atrasando o aumento da produção nacional”, afirmou Maggi.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Mapa: