Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso INSS:

Novo edital de Concurso INSS é a solução definitiva para o órgão

Por Emerson Fernandes | Publicado em 30/01/2020 às 12h19 | Atualizado em 31/01/2020 às 11h52

Compartilhe:

O INSS está com um déficit de mais de 20 mil servidores, mesmo com a situação catastrófica o governo resiste a ideia de realização de um novo concurso para o órgão. Mesmo com as medidas emergenciais que foram efetivadas, a realização de uma seleção para efetivos será necessária. O governo espera que com a chamada de militares para atuarem no atendimento das agências, até o mês de setembro a situação da fila seja regularizada.

O INSS conta com quase 2 milhões de processos pendentes, desses 1,3 milhão estão atrasados. Mesmo com a normalização da situação, os pedidos continuaram chegando. No ano de 2019 foi registrada um vacância de 7 mil profissional, ou seja, mais do que o dobro do que ocorreu no ano anterior.

Os técnicos do INSS chegaram a admitir a necessidade de encontrar uma solução que seja definitiva. Os profissionais acreditam ainda que depois que a situação o órgão se normalizar, será possível avaliar o número real de contratações necessárias para o INSS. Mas, apenas dos mais de 20 mil cargos vagos, a digitalização dos processos do órgão e chegada de novos recursos tecnológicos devem impactar na necessidade de contratação de profissionais.

Os sindicalistas, especialistas e servidores do INSS confirmam a necessidade de realização de novas seleções para efetivos, mesmo que não sejam preenchidos todos os cargos vagos, que seja uma parte deles. Todas as entidades ligadas ao INSS e também a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), continuam cobrando a realização de novos concursos públicos para o órgão.

Foi realizada uma reunião na última terça-feira, 28, entre o então presidente, Renato Vieira e representantes do Ministério da Economia para discutir a crise atual crise na Previdência e o pleito pelo novo concurso. A CNTSS e a Fenasps se posicionaram mais uma vez contra a contratação de militares para o INSS, pois, segundo eles, tais medidas não resolverão os problemas do órgão.

Os representantes do Governo afirmaram apenas que não há verba para a realização de novos concursos públicos. As entidades montaram um documento que foi entregue ao governo, apresentando propostas para buscar soluções para a situação do INSS.

O Ministério Público Federal (MPF) está movendo uma ação na justiça para tentar conseguir novas contratações para a instituição. Enquanto isso, o INSS aguarda autorização do Ministério da Economia para abrir concurso público.

O instituto já havia solicitado a abertura de mais de 7 mil vagas em cargos de técnico, analista e médico perito. As oportunidades seriam para profissionais dos níveis médio e superior.

O INSS enviou ao governo em 2018, um pedido para abertura de concurso para preencher mais de 10 mil cargos vagos, sendo que 2.580 seriam para contratar excedente na seleção anterior, porem, a validade do concurso já encerrou.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso INSS: