Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

MP pede suspensão de contratação de militares para o INSS

Por Emerson Almeida - Publicado em: - Atualizado em

A legalidade das convocações de 7 mil militares para Instituto Nacional do Seguro Social foi questionada pelo subprocurador-geral do Ministério Público, Lucas Furtado, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). Ele defende a realização de um novo concurso público para o INSS. O subprocurador-geral ingressou com o pedido de medida cautelar na última sexta-feira para que o TCU suspenda a contratação.

De acordo com Furtado, o direcionamento das contratações dos militares da reserva não pode ser feitas, pois, é notável a reserva de mercado que o governo federal está promovendo para remediar o problema das filas de processos pendentes de análise. No documento é possível verificar o argumento de que, no INSS, tem uma regra de admissão de servidores apenas por meio de concursos públicos, sendo assim, a medida estaria contrariando a Constituição.

Baixe agora 5.000 Questões do Concurso INSS.

O site G1 noticiou que o subprocurador-geral argumenta que os militares da reserva não são funcionários públicos aposentados e, portanto, devem atender a possíveis necessidades das Forças Armadas. A urgência no INSS é de natureza civil. O problema de acúmulo nas filas do INSS é devido a falhas operacionais do órgão, tendo como principal motivo a falta de servidores.

A última seleção feita para o INSS foi realizada em 2015, onde foram ofertadas 950 oportunidades, sendo 800 para técnicos do seguro social e 150 para analistas do seguro social. Para peritos, a última seleção ofertou 375 vagas e ocorreu em 2011.

A convocação dos 7 mil militares da reserva para reforçar o atendimento no INSS foi anunciada na última terça-feira, dia 14, com o objetivo de amenizar os problemas e regularizar a situação dos atrasos nos benefícios até o mês de setembro.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

© Copyright 2014 - 2025 Concursos.com.br