Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso INSS:

Déficit de pessoal pode causar o fechamento de agências

A necessidade maior é de técnico do seguro social, cargo que exige o nível médio completo e proporciona salário de R$5.344,87.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 20/05/2017 às 19h44 | Atualizado em 30/05/2017 às 11h56

Compartilhe:

A Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps) fez um alerta que, caso o governo não se manifeste e tente suprir o quadro de efetivo do INSS, as agências e postos do órgão poderão ser fechados. Para que isso não aconteça, um novo concurso deverá ser feito com extrema urgência, de acordo com a Anasps, pois o último concurso ainda válido, não sanará toda a defasagem de pessoal, que atualmente, é superior a 10 mil servidores em todo o Brasil.

Paulo César Régis de Souza, Vice-presidente Executivo da Anasps, demonstrou-se preocupado com o o atual cenário do INSS. "Tendo em vista o grande número de aposentadorias é urgente que o governo tome uma providência para suprir a falta desses servidores. Antes da possibilidade da mudança nas regras do sistema previdenciário, o INSS já estava com uma defasagem de 11 mil servidores para 1.500 agências e postos da Previdência Social em todo o país. Se até o final do ano não forem tomadas providências em relação a reposição desses servidores, teremos um caos no Brasil com vários postos fechados."

Logo, o Vice-presidente Executivo da Anasps ressaltou ainda que, apesar do cenário de restrições, o INSS necessita ser exceção e prioridade do governo, tendo um concurso público autorizado ainda este ano.

"Apesar das restrições quanto a concursos, temos que ressaltar que isso não deveria ser aplicado para o instituto, já que é um serviço essencial e de utilidade pública. O INSS deve encontrar um mecanismo, pois a Anasps não concorda com terceirização. Portanto, é urgente a volta do Ministério da Previdência Social para que tenhamos um ministro próximo ao presidente da República reivindicando essa necessidade." declarou.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso INSS: