Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso IBGE:

Instituto segue no aguardo do aval para o concurso público

A solicitação é para 1.200 vagas de técnico, que pede nível médio e oferece ganhos de R$3.890,87, além de 600 vagas para a função de analista.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 20/10/2018 às 14h57 | Atualizado em 30/10/2018 às 21h49

Compartilhe:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ainda trata com urgência a obtenção de uma autorização para realizar o concurso público em 2019. Até o momento, nenhum aval foi dado ao pedido de seleção para novas 1.800 vagas, que tramita no Ministério do Planejamento.

A assessoria do IBGE já informou que trabalha com as áreas responsáveis para que a autorização saia o quanto antes, mas que, no momento, não é possível traçar uma previsão de quando o concurso será liberado. A urgência em realizar o exame para captação de novos funcionários se dá pelo grande déficit de funcionários presente no órgão.

A situação levou, inclusive, a Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE (Assibge) a publicar uma carta aberta destinada ao próximo Presidente da República, cobrando que o governante assuma uma posição de comprometimento com o órgão. O documento ainda revela que existem no momento 5 mil vagas efetivas sem preenchimento no IGBE.

A tendência é que o quadro se agrave devido a aposentadoria dos servidores. Segundo Dione Oliveira, diretora da Assibge, 30% dos funcionários do IBGE podem se aposentar a qualquer momento.

A contratação de efetivos também se faz necessária para realização do Censo Demográfico, em 2020, o maior projeto do IBGE. Apesar da atividade contar com volume de trabalho com profissionais temporários, é preciso que o quadro efetivos seja reforçado para que os funcionários temporários recebam treinamento adequado.

Bruno Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do Instituto, ressaltou a importância da situação, e revelou que os preparativos para o Censo 2020 já tiveram início.

Segundo Malheiros, a supervisão de funcionários efetivos na atuação dos temporários é essencial para o andamento do projeto do Censo. O coordenador teme que, com o déficit se agravando, pesquisas regulares do IBGE ou sazonais como a do Censo possam estar com a realização comprometida.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso IBGE: