Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso IBGE:

Concurso IBGE: detalhes sobre as 9.850 vagas temporárias

Confira todos os detalhes sobre a duração do contrato para o concurso do IBGE, que oferece 9.850 vagas de nível médio.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 30/09/2025 às 14h43

Compartilhe:

Há uma expectativa em torno de um novo concurso do IBGE que deverá disponibilizar 9.850 vagas temporárias para quem possui nível médio. Uma das questões mais levantadas pelos candidatos é a respeito da duração dos contratos.

Conforme a portaria de autorização divulgada em agosto de 2025, os contratos terão uma duração inicial de um ano, podendo ser prorrogados, desde que não ultrapassem três anos, conforme a legislação vigente.

Entretanto, o IBGE tem uma abordagem particular, como observado no edital anterior para temporários: os contratos são inicialmente de 30 dias, com possibilidade de extensões sucessivas, sempre considerando as necessidades do trabalho e a disponibilidade de recursos financeiros.

Em situações administrativas, o contrato final pode ter menos de 30 dias.

Além disso, a renovação ou término dos contratos está condicionada ao cronograma das coletas e ao desempenho dos contratados.

Essa avaliação é realizada mensalmente nos três primeiros e últimos meses do contrato. Nos demais períodos, pode ser feita mensalmente ou a cada três meses, dependendo da avaliação do desempenho.

Os critérios de avaliação do IBGE são:

- Produtividade e cumprimento de prazos: organização, assiduidade, pontualidade e alcance das metas;
- Qualidade do trabalho: conformidade com as especificações, uso adequado dos recursos institucionais e consistência na execução das atividades;
- Relacionamento profissional: postura ética, urbanidade no ambiente de trabalho, colaboração com colegas e superiores.

Os contratados deverão cumprir uma jornada de 40 horas semanais, distribuídas em oito horas diárias.

Concurso IBGE já tem banca organizadora para 9,8 mil vagas

Espera-se que a Fundação Getulio Vargas (FGV) organize o concurso IBGE para temporários, já que a instituição foi selecionada no processo licitatório. O IBGE aguardava apenas a confirmação oficial para finalizar a contratação, o que pode ocorrer em breve.

A portaria que autoriza o concurso já foi publicada, estipulando um prazo de até seis meses para a divulgação do edital, ou seja, até fevereiro de 2026. Contudo, o órgão pretende publicar o documento o mais rapidamente possível.

As vagas previstas serão distribuídas da seguinte maneira:

- Agente de Pesquisas e Mapeamento: 8.480 vagas;
- Supervisor de Coleta e Qualidade: 1.100 vagas.

Espera-se que sejam lançados editais específicos para cada cargo.

Segundo o Estudo Técnico Preliminar (ETP), as vagas serão distribuídas em 530 municípios pelo Brasil.

ATENÇÃO: editorialmente, utilizamos o termo concurso público sempre que uma seleção é ou pode ser composta por provas objetivas.

Detalhes sobre as provas do concurso IBGE

Apesar de ser uma seleção para contratação temporária, os candidatos do concurso IBGE passarão por uma prova objetiva, que terá caráter eliminatório e classificatório.

O exame terá quatro horas de duração e será composto por 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas (A, B, C, D e E), das quais apenas uma será correta. O conteúdo programático ainda não foi revelado.

Inicialmente, o estudo técnico preliminar apontava para as contratações dos aprovados em novembro de 2025.

No entanto, com o atraso na autorização oficial, é possível que o início das admissões ocorra em uma data diferente do cronograma original.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso IBGE: