O edital do concurso IBGE 2020, com um número maior que 208 mil oportunidades em caráter temporário, terá publicação no mês de março. Porém, o último trâmite pendente teve conclusão no dia 21, a partir da publicação da contratação entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Cebraspe, banca organizadora.
A contratação teve publicação na sexta-feira, 21, em Diário Oficial da União, e fez a confirmação do Cebraspe como banca organizadora do novo concurso IBGE 2020. O processo seletivo será destinado ao procedimento do Censo Demográfico 2020. No geral, haverá abertura de 208.695 oportunidades em caráter temporário.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso IBGE.
Os candidatos aprovados terão atuação no Censo Demográfico 2020, no Brasil inteiro. Conforme o projeto básico do documento, que alcançamos, de forma exclusiva, a contratação dos agentes durando 5 meses, ao passo que o recenseador, de forma inicial, terá atuação por 3 meses.
Os documentos terão publicação até a data de 6 de março, de acordo com as fontes. O dia também está conforme o previsto pelo Instituto. Em resolução, na data de 11 de fevereiro, o IBGE fez a informação de que os documentos terão divulgação no começo de março.
É válido ressaltar que, em situação de divulgação que aconteça posteriormente até a data de 2 de março, há a probabilidade de que as inscrições não tenham realização no período informado pelo coordenador operacional do Rio Grande do Sul, Luiz Eduardo Azevedo. De acordo com ele, o concurso abrangeria as inscrições entre as datas de 2 e 27 de março.
Ainda, mesmo que o documento tenha publicação até a data de 6 de março, o Cebraspe não tem o hábito de ralizar a abertura do período em mesma data de documento divulgado. De modo geral, a organizadora gera um tempo até a inscrições abertas, entre sete dias posteriores à publicação.