Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

CNU 2025: Confira a lista dos órgãos que já confirmaram participação na seleção

Órgãos iniciam a confirmação de participação no edital do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025. Confira a lista completa!

Por Emerson Almeida - Publicado em:

O Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 já está em fase de preparação pelo Governo Federal. De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o edital contendo as diretrizes da seleção deverá ser divulgado até março.

Ainda não foram divulgadas a quantidade de vagas nem a lista completa de órgãos envolvidos.

Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Governo Federal.

Entretanto, algumas instituições que já receberam autorização para abrir novos concursos confirmaram sua participação no próximo CNU. São elas:

- Fundação Biblioteca Nacional: 14 vagas;
- Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj): 20 vagas;
- Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR): 10 vagas;
- Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): 28 vagas;
- Ministério da Fazenda: 30 vagas;
- Fundação Cultural Palmares: 10 vagas.

O Ministério da Saúde, por outro lado, informou que está avaliando a possibilidade de participar do CNU em 2025, possuindo autorização para preencher 319 vagas efetivas.

A ministra Esther Dweck também mencionou que duas novas carreiras transversais do Governo Federal estão previstas para serem incluídas, quais sejam:

- analista técnico de Justiça e Defesa;
- analista técnico de desenvolvimento socioeconômico.

Ambas as funções exigem nível superior e apresentam salários iniciais em torno de R$ 9 mil. Contudo, esses concursos ainda aguardam autorização e devem ser liberados apenas após a aprovação do Orçamento deste ano pelo Congresso Nacional.

MGI é a pasta encarregada da organização do Concurso Unificado



Outra posição que, conforme Esther, deverá integrar o CNU 2025 é a de analista-técnico administrativo (ATA), que já possui autorização para 28 vagas.

É importante ressaltar que outros órgãos que receberem aprovação para novos concursos em 2025 ainda poderão manifestar interesse em participar da próxima edição do CNU.

Provas do CNU 2025 estão previstas para agosto



Conforme declarado pela ministra Esther Dweck, o Governo Federal planeja realizar as provas do CNU 2025 em agosto, visando minimizar a incidência de chuvas no país e evitar possíveis remarcações, como aconteceu na primeira edição do Concurso Unificado.

"A nossa expectativa é que o edital seja divulgado até o final do primeiro trimestre. Queremos realizar as provas em agosto, mas ainda não podemos garantir isso em função do prazo do edital. Agosto é o mês em que há menos chuvas no Brasil. A ideia é que a aplicação ocorra no início do segundo semestre, essa é a nossa lógica", declarou Esther durante sua participação no programa Bom dia, Ministra, do canal GOV.

O Concurso Nacional Unificado é uma iniciativa inovadora do Governo Federal para o recrutamento de novos servidores.

Na primeira edição, realizada em 2024, foram oferecidas 6.640 vagas para diversas instituições e autarquias do Poder Executivo Federal, abrangendo carreiras de níveis médio e superior.

Nesse modelo, os candidatos puderam se inscrever em várias carreiras dentro de um mesmo bloco temático, pagando apenas uma única taxa, o que ampliou a concorrência.

Outra novidade foi a ampliação dos locais de prova, que foram aplicadas em mais de 200 cidades do país no dia 18 de agosto. Anteriormente, a maioria dos concursos federais ocorria apenas nas capitais dos estados e no Distrito Federal, ou exclusivamente em Brasília.

Segundo o governo, essa ampliação democratizou o acesso ao serviço público.

CNU 2025 deve contar com aproximadamente 3 mil vagas



Embora o número de vagas do CNU 2025 ainda não tenha sido definido, membros do Governo Federal já comentaram sobre a questão.

A ministra Esther Dweck indicou que a oferta será inferior às 6.640 vagas do primeiro Concurso Unificado.

"Devido ao represamento anterior, o primeiro CNU trouxe uma quantidade imensa de carreiras e cargos, o que não deverá se repetir na próxima edição, que terá um número reduzido, mas ainda assim atrativo", afirmou.

O secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação, José Celso Cardoso Júnior, também comentou, em entrevista ao , que o novo CNU deve oferecer cerca de 50% do total de vagas do primeiro edital.

"Há um conjunto de vagas que estão previstas para serem autorizadas em 2025, no Orçamento que ainda não foi aprovado. Somando tudo, acreditamos que podemos alcançar algo em torno de 3 mil a 3.500 vagas para a segunda edição do concurso unificado". Questionado sobre a continuidade da Fundação Cesgranrio como organizadora do concurso, José Celso esclareceu que uma nova licitação será realizada através de uma seleção pública e que grandes instituições poderão participar.

Vagas do concurso da PF não farão parte do próximo CNU



A Polícia Federal recebeu autorização para realizar dois concursos: um para a área Administrativa e outro para a área Policial. Veja a divisão das vagas:

- Área Administrativa: 192 vagas;
- Área Policial: 1.000 vagas.

Em resposta ao , o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmou que os concursos da PF serão realizados de forma independente, sem integração ao Concurso Nacional Unificado.

O MJSP informou: "O concurso para provimento de cargos da Polícia Federal será conduzido diretamente por uma banca contratada pela instituição, não fazendo parte do CNU 2025". Portanto, a Polícia Federal publicará seus próprios editais para a contratação de novos servidores.

Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Governo Federal.

1 Milhão de Questões de Concursos em PDF - Gabaritadas

Questões dos Concursos Principais: INSS, Banco do Brasil, Caixa, Correios, Receita, IBGE, Polícia Federal, PRF, Polícia Civil, Polícia Militar e muito mais!

Atualização Permanente: Questões sempre atualizadas de concursos de todo o país.

Organização Inteligente: Separado por Instituição, Ano e Cargo.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

© Copyright 2014 - 2024 Concursos.com.br