Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Governo de Pernambuco:

Definida a banca do Concurso Unificado Pernambuco para 460 vagas

O Concurso Unificado Pernambuco já tem banca organizadora definida e oferecerá 460 vagas. Segundo a governadora, o edital será publicado em breve. Confira!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 04/10/2025 às 12h59

Compartilhe:

A organização responsável pelo 1º Concurso Unificado de Pernambuco foi escolhida: trata-se da Fundação Carlos Chagas (FCC). Conforme anunciado pela governadora Raquel Lyra, espera-se que o edital seja divulgado em breve.

Este concurso pioneiro no estado, inspirado no Concurso Nacional Unificado (CNU), disponibilizará 460 vagas. Os candidatos poderão se inscrever para até três cargos diferentes.

Originalmente, o concurso previa 455 vagas, mas foram adicionadas mais cinco. No entanto, ainda não se sabe para quais áreas essas vagas extras serão destinadas. A distribuição inicial das vagas, anunciada em agosto, era a seguinte:

- Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe): 50 vagas para analista de regulação dos serviços públicos delegados.
- Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI): 88 vagas para analista de gestão de tecnologia da informação e comunicação.
- Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH): 98 vagas, sendo 56 para analista em gestão ambiental e 42 para assistente em gestão ambiental.
- Instituto de Pesos e Medidas (Ipem): 39 vagas, das quais 3 são para analista de gestão em metrologia e qualidade industrial e 36 para assistente de gestão em metrologia e qualidade industrial.
- Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape): 15 vagas, com 11 para analista em gestão previdenciária e 4 para analista jurídico-previdenciário.
- Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase): 29 vagas para analista de atendimento e gestão socioeducativa, nas especialidades de nutricionista, assistente social, pedagogo e assistente social.
- Secretaria de Administração (SAD): 82 vagas, sendo 53 para gestor governamental - especialidade Administrativa e 29 para gestor governamental - especialidade administrativa/contador.
- Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag): 27 vagas para gestor governamental - especialidade Planejamento, Orçamento e Gestão.
- Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE): 27 vagas para gestor governamental - especialidade Controle Interno.

As provas ocorrerão em dois domingos consecutivos em dez cidades pernambucanas: Recife, Carpina, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Floresta, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Araripina e Petrolina.

Pernambuco se destacará como o primeiro estado a adotar um formato unificado para concursos públicos. O estado ainda não definiu se as vagas serão organizadas por blocos temáticos ou por nível de escolaridade, como acontece no CNU. A governadora prometeu que mais informações sobre o processo seletivo serão divulgadas em breve.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Governo de Pernambuco: