Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Governo AL:

Alagoas anuncia 11 mil vagas em concursos públicos, maior seleção da história do estado

Milhares de vagas serão disponibilizadas em novos concursos em Alagoas. Confira a lista completa de órgãos e cargos disponíveis!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 04/11/2025 às 16h48

Compartilhe:

Mais de 11 mil oportunidades foram reveladas em novos concursos em Alagoas. O governador Paulo Dantas anunciou que este será o maior concurso público já realizado no Estado.

Durante uma coletiva de imprensa ocorrida na terça-feira, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, o governo apresentou detalhes sobre as vagas, cargos, requisitos e órgãos que serão beneficiados.

Estão previstas 11.220 vagas para cargos de níveis médio e superior. Destas, 7.453 são para novos concursos públicos, enquanto 3.767 destinam-se à contratação de militares e à chamada de militares da reserva.

As áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública são os principais focos nos novos concursos.

Abaixo, veja a lista completa de órgãos e autarquias que abrirão concursos, junto com os cargos oferecidos:

Na Polícia Militar de Alagoas (PM AL), serão 1.060 vagas, divididas em 530 imediatas e 530 para cadastro de reserva, para os cargos de praças e oficiais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) terá 344 vagas, sendo 172 imediatas e 172 para cadastro de reserva, também para praças e oficiais.

A Polícia Civil de Alagoas (PC AL) abrirá 300 vagas, com 150 imediatas e 150 para cadastro de reserva, para agentes de polícia e escrivães (nível superior).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) oferecerá 3.500 vagas, repartidas em 1.750 imediatas e 1.750 para cadastro de reserva, nos cargos de especialista em saúde (nível superior) e assistente em saúde (nível médio).

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) - Magistério contará com 1.042 vagas, sendo 521 imediatas e 521 para cadastro de reserva, para a função de professor (nível superior).

Para o quadro técnico da Seduc, haverá 400 vagas, com 200 imediatas e 200 para cadastro de reserva, para o cargo de analista educacional (nível superior).

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) disponibilizará 82 vagas, divididas em 41 imediatas e 41 para cadastro de reserva, para analistas administrativos (nível superior).

Na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), serão 86 vagas, sendo 43 imediatas e 43 para cadastro de reserva, para professores assistentes (nível superior).

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater) abrirá 40 vagas, com 20 imediatas e 20 para cadastro de reserva, para extensionistas rurais (nível superior).

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal) terá 40 vagas, sendo 20 imediatas e 20 para cadastro de reserva, para fiscais estaduais agropecuários (nível superior).

A Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) vai oferecer 30 vagas, divididas em 15 imediatas e 15 para cadastro de reserva, para analistas de regulação (nível superior).

O órgão Alagoas Previdência (Alprev) terá 40 vagas, com 20 imediatas e 20 para cadastro de reserva, para analistas previdenciários (nível superior).

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) disponibilizará 20 vagas, sendo 10 imediatas e 10 para cadastro de reserva, para assessores técnicos rodoviários (nível superior).

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) terá 20 vagas, divididas em 10 imediatas e 10 para cadastro de reserva, para procuradores do Estado (nível superior).

A Controladoria Geral do Estado (CGE) abrirá 10 vagas, com 5 imediatas e 5 para cadastro de reserva, para analistas de controle interno (nível superior).

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) oferecerá 24 vagas, sendo 12 imediatas e 12 para cadastro de reserva, para analistas ambientais (nível superior).

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) terá 30 vagas, divididas em 15 imediatas e 15 para cadastro de reserva, para gestores públicos (nível superior) nas áreas de Administração, Análise de Sistemas, Arquivologia, Contabilidade, Geografia e Planejamento.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) contará com 50 vagas, sendo 25 imediatas e 25 para cadastro de reserva, para auditores fiscais da administração tributária estadual (nível superior).

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) abrirá 100 vagas, divididas em 50 imediatas e 50 para cadastro de reserva, para analistas de trânsito e assistentes de trânsito (nível superior).

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) terá 30 vagas, com 15 imediatas e 15 para cadastro de reserva, para analistas de proteção e defesa do consumidor e fiscais de defesa do consumidor (nível superior).

A Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal) disponibilizará 20 vagas, sendo 10 imediatas e 10 para cadastro de reserva, para gestores especializados em ciência e tecnologia (nível superior).

A maioria das vagas será para cargos de nível superior, refletindo a estratégia do governo de buscar servidores mais qualificados e especializados.

Alguns órgãos realizarão concurso público pela primeira vez, enquanto outros receberão vagas após muitos anos sem edital.

O governador também assinou a nomeação de 185 candidatos remanescentes do concurso Sesau/Uncisal de 2003, abrangendo áreas de níveis fundamental, médio e superior.

Concursos AL: próxima etapa é selecionar a banca organizadora

Na coletiva de imprensa sobre os concursos em Alagoas, a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, anunciou que os cronogramas das seleções serão divulgados em breve.

Ela destacou que, para algumas carreiras, o processo será mais ágil e o edital será publicado primeiro.

Outras carreiras, como as do quadro técnico da Educação e da Secretaria de Fazenda, ainda aguardam alterações legislativas, o que deve atrasar um pouco o andamento.

A próxima fase, de acordo com a secretária Paula Dantas, é definir a banca organizadora dos concursos. Uma instituição será contratada para gerenciar as inscrições e aplicar as provas.

O governo informou que os concursos serão realizados de forma individual e não unificada, ao contrário do modelo adotado pelo Governo Federal (CNU) e pelo Governo de Pernambuco.

Espera-se que os editais e provas ocorram ainda na gestão de Paulo Dantas, até o final de 2026.

Concurso Seduc AL pode adotar a Prova Nacional Docente

A Secretaria da Educação é um dos destaques, com 1.442 vagas, sendo 1.052 para professores e 400 para o quadro técnico.

Antes mesmo do anúncio na terça-feira, 28, os preparativos para o concurso Seduc AL já estavam em andamento.

A secretaria confirmou a adesão à Prova Nacional Docente (PND). Desde junho, uma portaria foi publicada indicando a possibilidade de exigir dos candidatos o resultado da PND como parte do processo seletivo.

O edital trará informações adicionais, como etapas, critérios de classificação, prazos e demais exigências legais.

A PND, realizada em 26 de outubro, é uma ferramenta do Governo Federal para ser utilizada por estados e municípios em concursos públicos ou processos seletivos.

Existe a possibilidade de utilizar apenas a nota da PND ou incluir etapas adicionais, como prova prática e avaliação de títulos. A escolha será feita por cada ente federativo.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Governo AL: