Um novo concurso Funsaúde CE para reposição do quadro da nova Fundação de Saúde do Ceará será anunciado em breve, garantiu o governador Camilo Santana. Os profissionais serão lotados em hospitais, policlínicas e em toda a estrutura de saúde pública do Ceará.
Vivemos em um dos países mais desiguais do mundo e pandemia veio para mostrar de forma mais clara possível isso. No estado do Ceará mais de 80% da população utilizam o SUS, informou Camilo Santana.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Funsaúde - CE.
A declaração foi divulgada na última sexta-feira (24), durante a solenidade em que o assinado o decreto que regulamenta o funcionamento da instituição, criada em março deste ano. Outros importantes nomes que estavam presentes no evento foram procurador-geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro e o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).
O quantitativo de vagas e cargos do próximo concurso Funsaúde CE ainda não foram divulgados, mas a expectativa é que as vagas sejam distribuídas várias áreas do estado, de acordo com a necessidade da Fundação. Em março deste ano, a Fundação Regional de Saúde do Ceará foi criada quando o Governador Camilo Santana sancionou a Lei nº 17.186/2020, referente ao gerenciamento dos serviços de saúde assistenciais do Ceará.
O órgão irá atuar nos municípios do estado na execução dos seus serviços de saúde, na regionalização os atendimentos, por isso, as vagas do concurso Funsaúde serão distribuídas entre várias áreas do estado, conforme as unidades regionais. O objetivo do governo atual é fazer com que cada uma das cinco macrorregiões de saúde do Ceará tenha ao menos um hospital de alta complexidade funcionando até o final neste mandato.
Mas, ainda será necessária a aprovação de um Conselho Curador, com relação ao limite imposto pela Secretaria da Saúde (Sesa CE), órgão ao qual a fundação será subordinada. Os profissionais serão contratados pelo regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Mas, para que o edital seja publicado, o Conselho Superior em conjunto com a Sesa CE deverão instituir a estrutura do quadro de funcionários. Os serviços de saúde serão transferidos gradualmente para a entidade descentralizada Funsaúde, com o objetivo de dar apoio às regiões e ao gerenciamento dos serviços assistenciais.
As medidas visam a melhoria no Estado em relação a coordenação do SUS estadual, distribuindo melhor as competências entre administração direta e a indireta. A Assessoria de Imprensa da Sesa CE confirmou no ano passado, a realização de um novo concurso público com cerca de 7 vil vagas.
O secretário de Saúde chegou a informar durante uma entrevista concedida na época ao jornal O Povo, que o concurso seria realizado no primeiro semestre de 2020. No final de 2018, ele havia anunciado um novo concurso para área da Saúde. A seleção estava prevista para este ano, mas com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, não é possível saber se ela será realizada em 2020.