Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Funai:

FUNAI esclarece aval para pedido de novo concurso com 776 vagas

Por Emerson Fernandes | Publicado em 26/09/2021 às 23h29 | Atualizado em 27/09/2021 às 14h08

Compartilhe:

Um novo concurso para a Fundação Nacional do Índio (Funai) está em análise no Ministério da Economia, mas a Pasta autorizou apenas um processo seletivo na terça-feira (21). O processo seletivo terá oferta de 776 vagas temporárias. De acordo com a própria Funai, as contratações temporárias serão em âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709 e para a adequação ao cumprimento da decisão cautelar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A Fundação afirma que o edital deve ser publicado nos próximos dias e o processo seletivo será simplificado, com validade até o dia 31 de dezembro deste ano. A seleção visa atender uma necessidade de cunho temporário e de excepcional interesse público e os aprovados deverão atuar em barreiras sanitárias (BS) e postos de controle de acesso (PCA) para prevenção da Covid-19 nas áreas indígenas, com foco nas terras indígenas da Amazônia Legal.

As oportunidades são para os estados do Acre, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. Em nota, a Fundação informou que essas atividades vem sendo realizadas com as barreiras sanitárias e postos de controle de acesso no âmbito da ADPF 709, com o incremento de recursos humanos, o corpo profissional será maior, com isso, novas barreiras poderão ser implantadas.

O aval dos Ministérios da Economia e da Justiça e Segurança Pública visa o preenchimento de 776 vagas temporárias, nos cargos de: chefe dos agentes de proteção etnoambiental (121), agente de proteção etnoambiental (605) e supervisor dos agentes de proteção etnoambiental (50 vagas).

O nível de escolaridade exigido para a seleção ainda não foi revelado, mas é provável que seja necessário possuir nível superior para concorrer. Mas, para o cargo de agente é provável que a exigência seja apenas nível médio.

A Funai ainda definirá a remuneração dos aprovados. De acordo com a portaria, a duração dos contratos será de seis meses, podendo ser prorrogado por até dois anos.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Funai: