Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Funai:

Coordenador diz que lançar novo Concurso FUNAI é prioridade em 2021

Por Emerson Fernandes | Publicado em 24/02/2021 às 01h10 | Atualizado em 24/02/2021 às 13h40

Compartilhe:

O coordenador-geral de Gestão de Pessoas, Paulo Henrique de Andrade Pinto, informou por meio de entrevista publicada nesta segunda-feira (22), que o autorização para o concurso Funai em 2021, com oferta de até 826 vagas nos níveis médio e superior, está na lista de ações prioritárias do órgão. Ele informou ainda que a maior prioridade da CGGP- Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas para este ano, é resgatar o orgulho dos servidores em pertencerem aos quadros da Funai.

O órgão pretende realizar várias ações para que isso aconteça, tais como: reequilibrar a força de trabalho em todas as unidades da fundação, trabalhar com foco na realização de novos concursos para efetivos da Funai, continuar com as visitas técnicas às Coordenações Regionais da Funai, materializar a carteira funcional e os uniformes para os servidores, atuar com foco na recuperação de recursos públicos por meio de reposição ao erário, bem como pela cobrança de órgãos devedores da Funai (cessões) e ter todos os cargos e funções ocupados por titulares e substitutos.

A entrevista de Paulo Henrique foi publicada pela própria Fundação Nacional do Índio. O órgão enviou o pedido para o novo concurso em 2019 e ainda aguarda o aval do Ministério da Economia para ser realizado. O pedido encaminhado solicitou o preenchimento de 826 vagas.

Caso seja autorizado, o concurso irá ofertar vagas para carreiras dos níveis médio e superior. Os aprovados serão lotados em várias unidades descentralizadas em todo o Brasil, Museu do Índio, no Rio de Janeiro, nas Frentes de Proteção Etnoambiental e na sede da fundação, no Distrito Federal. Os interessados de nível médio poderão concorrer ao cargo de agente em indigenismo, com salário inicial de R$5.349,07, de acordo com dados de junho de 2019.

Já para o nível superior, as oportunidades serão para os cargos de: Antropólogo, Arquivista, Assistente Social, Administrador, Arquiteto, Contador, Bibliotecário, Economista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Engenheiro, Indigenista Especializado, Pesquisador, Psicólogo, Estatístico, Geógrafo, Sociólogo, Técnico em Comunicação Social e Zootecnista, Médico Veterinário e Técnico em Assuntos Educacionais.

A Funai ainda não informou como será a distribuição das vagas entre os cargos. Mas, os profissionais de nível superior terão salário de R$6.420,87, também de acordo com dados de junho de 2019.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Funai: