Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Faetec:

Urgência de novo concurso é discutido em audiência

Por Emerson Fernandes | Publicado em 10/09/2019 às 19h11 | Atualizado em 16/09/2019 às 19h27

Compartilhe:

Uma audiência realizada na Alerj, na última terça-feira (10) destacou a necessidade de realização de um novo concurso Faetec, o problema da carência de pessoal na Fundação de Apoio à Escola Técnica foi criticado pela comissão de Ciência e Tecnologia e pela comissão de Educação.

A diretora do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), que é mantido pela Faetec, destacou a dificuldade que estão enfrentando por causa da falta de recursos humanos, por isso a urgência em realizar um concurso Faetec.

Segundo a assessoria da vice-presidência, o edital do concurso Faetec será lançado até o final deste ano. O edital com 209 vagas já tem autorização para ser divulgado.

O professor Fernando Sarlo, chefe de gabinete da presidência da Faetec fez questão de destacar que a rede de ensino demorou anos para conseguir um aval para abertura de um novo concurso, bem como, um processo seletivo que foi realizado no ano de 2019, ofertando 624 oportunidades.

Sarlo explicou que a Faetec estava impedida judicialmente de realizar qualquer novo contrato, mas conseguiu uma autorização para fazer o preenchimento das vagas ociosas. Das 209 vagas autorizadas, cinco para pessoas nível superior. Outra notícia que foi dada na audiência na Alerj, foi a de que 180 alunos do quinto ao nono ano da Faetec de Quintino serão transferidos para o ISERJ.

Mas o instituto irá receber mais professores concursados para que seja desenvolvida essa modalidade. O concurso Faetec já havia sido discutido em uma audiência pública na Casa Legislativa, no mês de abril, onde foi confirmada uma oferta de mais 200 vagas, que serão divulgadas ainda este ano. Segundo a própria instituição o déficit de profissionais é muito grande, o que prejudica toda a estrutura operacional e administrativa do órgão.

Foi feito um acordo entre Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) para que o concurso seja lançado ainda este ano, para que a posse dos aprovados possa ocorrer durante o ano letivo de 2021.

O quantitativo de vagas a serem ofertadas será de 209 vagas distribuídas nas carreiras de agente administrativo, inspetor de alunos, que exige nível médio de escolaridade e de técnico superior, que exige nível superior de escolaridade.

Os aprovados devem cumprir carga horária que varia entre 20 e 40 horas por semana. Serão ofertadas oportunidades ainda para professor I, instrutor de disciplinas profissionalizantes I, orientador educacional, professor de ensino superior, supervisor educacional.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Faetec: