Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Ebserh:

Órgão avalia novo concurso após aprovados tomarem posse

Por Emerson Fernandes | Publicado em 11/07/2019 às 15h34 | Atualizado em 15/07/2019 às 15h38

Compartilhe:

Será avaliada a necessidade de um novo concurso público em nível nacional para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mas será necessário esperar a conclusão dos trâmites para posse dos candidatos que foram aprovados nos últimos concursos.

Mais de 4.700 profissionais já foram convocados para atuar nos 39 hospitais da rede. A empresa anunciou que se forem publicados novos editais, serão contemplados os cargos que não possuem um cadastro de reservas utilizáveis. Mas a realização do concurso ainda depende da avaliação que a Ebserh realizar após a posse de todos os aprovados.

Vale lembrar que a empresa precisa obedecer ao limite de gastos estabelecido pelo Ministério da Economia. A estatal afirmou que mantém estudos constantes para providenciar as reposições que se fazem necessárias devido a aposentadorias ou desligamento dos profissionais, a reposição ocorre por convocações dos aprovados em cadastro de reservas ou a inclusão de mais vagas nos próximos concursos.

A abertura de um novo concurso é de grande necessidade, pois a situação dos hospitais da Ebserh é grave, só no Hospital das Clínicas da UFMG, o déficit é de 305 funcionários. Para se ter uma ideia, 30 leitos foram fechados por falta de servidores.

Na semana passada foram convocados 183 aprovados em concursos para essa unidade, informou a Ebserh. Ainda segundo a empresa, desde 2012 quando assumiu as primeiras unidades, foram contratados cerca de 31.100 novos profissionais. Só para o Hospital da UFMG foram contratados mais de 1.600 aprovados.

Mesmo com muitas convocações, ainda há uma grande necessidade de servidores nesses hospitais, nem todos os candidatos convocados assumem seus postos de trabalho por desistência ou por qualquer motivo, sem falar nas aposentadorias e vagas em geral.

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 02 de julho, a portaria nº 17/2019, que fixa o número de funcionários da Ebserh, hoje a instituição conta com 53 mil cargos em toda a rede hospitalar.

Do total de vagas, 27.448 são celetistas e deverão ser preenchidas através do concurso público, não foram divulgados quantos desses cargos encontram-se desocupados. O maior número de vagas fixadas está nos hospitais do Paraná (1.540), Minas Gerais (1.706), Juiz de Fora, também em Minas Gerais, (1.516) e Maranhão (2.056 vagas).

Com a fixação do quantitativo de funcionários estabelecidos, a Ebserh tem autonomia para demitir e contratar funcionários de acordo com a sua necessidade sem autorização prévia do Governo Federal.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Ebserh: