Um novo concurso para o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF) segue com grande possibilidade de ser realizado ainda em 2021. O secretário de Economia, André Clemente já concedeu o aval para realização do concurso, na última segunda-feira, dia 8.
Outros órgãos também receberam aval para o preenchimento de vagas. O Distrito Federal totaliza 14 carreiras com autorização para realizar concursos. Mas, o documento não informa o número de vagas, cargos, requisitos e nem os salários. A previsão para divulgação do edital de abertura também não foi informada.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso Detran - DF.
A publicação informou ainda que a realização dos concursos ainda depende de aval prévio da pasta, visando as áreas técnicas de pessoal, orçamento e finanças, subordinadas às Secretarias Executivas desta Pasta. O provimento dos cargos autorizados fica condicionados à: adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, ocorrência de vacâncias que justifiquem suas correspondentes reposições, até o término do período de restrição imposto pelo art. 8º da Lei Complementar nº 173/2020 e existência de vagas no cargo no qual se dará o provimento.
A pasta informou ainda que o número de oportunidades imediatas e a previsão de cadastro de reservas serão previstos nos processos indicados, de acordo com a portaria. A previsão de provimentos na LDO de 2021, que foi sancionada em setembro pelo governador, a Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê 12.358 provimentos em concursos DF. Esse é um grande indício de que o concurso do Detran DF será realizado este ano.
É importante lembrar que a previsão do concurso na LDO não garante a sua realização, pois, ainda dependerá de uma possível autorização do governo para que ele seja realizado.
Também é importante destacar que a previsão do concurso na LDO não garante a sua realização. Agora, o órgão espera uma possível autorização do governo para dar início aos preparativos internos.
Foram reservadas 72 vagas para o Departamento de Trânsito do DF, distribuídas entre os cargos de Assistente de trânsito – 23 vagas e Técnico de trânsito – 49 vagas. O último concurso Detran DF foi realizado em 2011, ofertando 100 vagas para o cargo de Agente de Trânsito.
O concurso de 2011 foi realizado pela Fundação Universa e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e teste de aptidão física - tendo caráter eliminatório e classificatório.