Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso CNU:

CNU 2025 terá chamada pública e pode contar com nova organizadora

Em primeira mão, o Qconcursos Folha Dirigida revelou que o MGI está organizando uma chamada pública para selecionar a banca do CNU 2025. Fique por dentro!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 14/03/2025 às 11h05

Compartilhe:

Os preparativos para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) estão em pleno andamento, e o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) já está fazendo progressos significativos, principalmente em relação à escolha da banca organizadora.

Até agora, havia incertezas sobre esse processo, incluindo a possibilidade de o governo simplesmente estender o contrato com a Fundação Cesgranrio, considerando o tempo apertado para a realização do concurso.

Entretanto, de acordo com uma fonte próxima ao Governo Federal, o MGI decidiu seguir com uma seleção pública para a escolha da organizadora do concurso. O edital desse processo deve ser divulgado em abril.

Com essa escolha, o governo demonstra um interesse em avaliar as propostas de diferentes bancas antes de selecionar a responsável pela condução do concurso.

Esse novo procedimento pode alterar o cronograma inicialmente traçado para o CNU 2025, uma vez que a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, havia mencionado que o edital seria lançado ainda no primeiro trimestre do ano, ou seja, até março.

Quando questionada sobre esse prazo, a fonte consultada considerou improvável que o edital seja publicado em março, devido aos trâmites burocráticos que ainda estão pendentes.

"Acredito que é difícil [sair em março], mas não é impossível. A burocracia às vezes nos surpreende", afirmou. É importante notar que a seleção pública não exclui a Fundação Cesgranrio da disputa; a banca ainda pode ser escolhida, mas enfrentará concorrência de outras organizadoras interessadas.

A votação do Orçamento pode acelerar o planejamento



A aprovação do Orçamento de 2025 pode agilizar ainda mais o planejamento para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado. A votação está agendada para a próxima terça-feira, dia 18.

O MGI acredita que esse é um dos principais fatores que têm causado atrasos nos preparativos do CNU, uma vez que o Orçamento define as estimativas para nomeações e novos concursos federais.

Inicialmente, a votação estava prevista para fevereiro, mas foi postergada para este mês.

Com a sanção do Orçamento de 2025, será possível definir a quantidade de vagas disponíveis para o novo Concurso Nacional Unificado.

Esse tem sido um dos obstáculos, por exemplo, para que o MGI aprove novos concursos federais, que poderiam aumentar o número de órgãos participantes na segunda edição do CNU.

Em uma entrevista exclusiva, o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Junior, enfatizou que a realização do próximo CNU depende da aprovação do Orçamento pelo Congresso Nacional, pois somente após essa definição será possível determinar o número de vagas que poderão ser autorizadas.

Órgãos Cotados para o CNU 2025



Embora a lista oficial de órgãos participantes do Concurso Nacional Unificado 2025 ainda não esteja finalizada, pelo menos seis instituições já manifestaram interesse e devem integrar a nova edição do concurso.

Esses órgãos já receberam autorização para realizar concursos públicos e confirmaram, em resposta ao nosso veículo, a intenção de participar do CNU. São eles:

- Fundação Biblioteca Nacional: 14 vagas;
- Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj): 20 vagas;
- Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR): 10 vagas;
- Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): 28 vagas;
- Ministério da Fazenda: 30 vagas; e
- Fundação Cultural Palmares: 10 vagas.

Além desses, o Ministério da Saúde informou que ainda está avaliando a possibilidade de participar do CNU 2025. A pasta já possui autorização para preencher 319 vagas efetivas.

Novas Carreiras Transversais no CNU



A ministra Esther Dweck também revelou que duas novas carreiras transversais do Governo Federal devem ser incorporadas na próxima edição do CNU. São elas:

- Analista técnico de Justiça e Defesa;
- Analista técnico de Desenvolvimento Socioeconômico.

Ambas as funções exigem formação de nível superior e oferecem salários iniciais próximos de R$ 9 mil. Entretanto, a autorização para essas seleções ainda está condicionada à aprovação do Orçamento pelo Congresso Nacional.

Outra função que deverá ser contemplada no CNU 2025 é a de analista-técnico administrativo (ATA), que já tem autorização para 28 vagas.

Por fim, é importante mencionar que novos órgãos que receberem autorização para concursos em 2025 ainda poderão manifestar interesse em participar do CNU.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso CNU: