CNPq

Sem novo Concurso há 10 anos, CNPq pode sofrer corte no orçamento

27/09/2020 22h52 - Atualizado em 28/09/2020 12h21

Facebook - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/cnpq/sem-novo-concurso-ha-10-anos-cnpq-pode-sofrer-corte-no-orcamento.html Twitter - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/cnpq/sem-novo-concurso-ha-10-anos-cnpq-pode-sofrer-corte-no-orcamento.html Google Plus - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/cnpq/sem-novo-concurso-ha-10-anos-cnpq-pode-sofrer-corte-no-orcamento.html
Facebook - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/cnpq/sem-novo-concurso-ha-10-anos-cnpq-pode-sofrer-corte-no-orcamento.html Twitter - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/cnpq/sem-novo-concurso-ha-10-anos-cnpq-pode-sofrer-corte-no-orcamento.html Google Plus - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/cnpq/sem-novo-concurso-ha-10-anos-cnpq-pode-sofrer-corte-no-orcamento.html Whatsapp - https://www.concursos.com.br/concurso-previsto/cnpq/sem-novo-concurso-ha-10-anos-cnpq-pode-sofrer-corte-no-orcamento.html
A última seleção para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi em 2010. E atualmente, mesmo em um momento no qual a pesquisa científica é essencial, o orçamento para o órgão poderá ser cortado.

O corte, em relação a 2019, pode ser de 5,3%, segundo o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA). E R$ 696,00 (quase 50%) milhões ainda precisa de aprovação do Congresso.

Evaldo Vilela, presidente do CNPq, em entrevista para o jornal O Globo, afirma que tal redução pede levar à situação em que não será possível pagar, sequer, as 80 mil bolsas já vigentes. Vilela destaca que não se pode fazer ciência sem dinheiro.

Além disso, uma reposição de servidores se faz necessária, visto que o certame de 2010 já perdeu validade, sendo necessário novo concurso, para diminuir o impacto sobre novas pesquisas.

Todos os órgão ligados ao Poder Executivo Federal (CNPq incluso) precisam de autorização prévia do Ministério da Economia para novo concurso público, devendo o pedido ter sido encaminhado ao órgão até maio de 2020.

Até o presente momento o Conselho não confirmou quais e quantas vagas constam no pedido enviado. Entretanto, circulam informações para 112 chances de Analista em Ciência e Tecnologia (C&T), mesma carreira e quantidade pleiteada ano passado ao ME.

Para a carreira é necessária formação Superior. Os vencimentos ainda não foram divulgados.

Em caso de um positivo do ME, o CNPq poderá formar a comissão organizadora, para elaboração do projeto básico, definição da banca organizadora e publicação do edital de seleção. Trâmites esses que podem levar meses, caso a resposta do ME seja positiva.

O dia da inscrição será informado no site www.concursos.com.br.  Acesse o site diariamente para não perder o prazo da inscrição.

Nossa equipe de professores desenvolveu um DVD contendo mais de 500 mil questões para concursos públicos. Pague quando receber pelos correios. Por apenas R$ 49,90. Se não gostar basta devolver em até 7 dias do recebimento.

Solicite seu DVD com 500 mil Questões de Concursos no formulário abaixo:

© Copyright 2014 - 2021 Concursos.com.br