Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso CGE SP:

Concurso CGE SP: FGV será responsável pelo novo edital de 200 vagas

O próximo concurso da CGE SP oferecerá oportunidades para o cargo de auditor estadual de controle. Veja mais informações a seguir!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 15/07/2025 às 09h32

Compartilhe:

Nesta terça-feira, 15 de julho, foi divulgado no Diário Oficial do Estado o extrato de contrato com a Fundação Getulio Vargas (FGV), que organizará o concurso da Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE SP).

Com a formalização do contrato, cresce a expectativa para a publicação do edital, que poderá ocorrer em breve, oferecendo 200 oportunidades para o cargo de auditor estadual de controle.

Os detalhes das etapas do processo seletivo ainda não foram divulgados.

Segundo Wagner Rosário, controlador-geral do Estado de São Paulo, o nível de exigência das bancas em concursos públicos tem aumentado significativamente, o que demanda uma preparação sólida dos candidatos.

Apesar disso, Wagner Rosário destacou que uma seleção rigorosa não necessariamente assegura a contratação de profissionais qualificados para o desempenho prático das funções.

"Isso não garante que vou receber um bom servidor. Posso receber um ótimo concurseiro e um péssimo programador ou analista de dados", afirmou durante uma reunião do Conselho da Transparência da Administração Pública, realizada em junho de 2025. Para se candidatar à carreira, é necessário ter ensino superior completo, de acordo com as diretrizes que serão especificadas no edital.

O salário inicial é de R$17.850, referente à categoria 1 da carreira, podendo alcançar R$27.809,72 na categoria 4, que é o nível máximo da progressão.

O que faz um auditor?

Em 2024, a Lei Complementar nº 1.419 foi sancionada, promovendo a reestruturação da Controladoria Geral do Estado de São Paulo, o que possibilitou a realização do concurso CGE SP.

Entre as mudanças, destaca-se a criação do cargo de auditor estadual de controle, cujas vagas serão disponibilizadas no próximo edital.

O auditor terá a responsabilidade de conduzir a Auditoria Interna Governamental na Administração Pública direta.

O servidor também será encarregado do planejamento, supervisão, coordenação, orientação e execução de diversas atividades, tais como:

- Auditoria interna governamental, correição, ouvidoria, promoção da integridade, transparência, e prevenção e combate à corrupção na Administração Pública;
- No âmbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, avaliação do cumprimento das metas do plano plurianual, execução dos programas de governo e do orçamento do Estado, análise da qualidade do gasto público e avaliação da gestão dos administradores públicos;
- No âmbito do órgão central do Sistema de Corregedoria do Poder Executivo:
- Prevenção e apuração de irregularidades na Administração Pública;
- Garantia da regularidade das sindicâncias e dos processos administrativos disciplinares instaurados na Administração Pública;
- Realização de estudos e trabalhos técnicos que:
- Promovam a transparência pública, a participação da sociedade civil e o fortalecimento do controle social;
- Contribuam para a promoção da ética e para o fortalecimento da integridade das instituições;
- Outras atividades necessárias ao cumprimento da missão institucional e ao funcionamento da Controladoria Geral do Estado.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso CGE SP: