Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso CET-SP:

Novo edital de concurso é extremamente necessário

Por Emerson Fernandes | Publicado em 05/08/2019 às 22h33 | Atualizado em 07/08/2019 às 16h02

Compartilhe:

A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo está sem reposição em seu quadro de funcionários há onze anos, por isso, o quadro de efetivos diminuiu 9,7% desde 2013, sendo assim, para tentar amenizar a situação, os funcionários são divididos em quatro turnos de trabalho e possuem diversas gerências no estado. O número de servidores do órgão há seis anos era de 1.860 empregados, mas hoje o quadro possui 1.679 funcionários, de acordo com dados apurados pela Rede Globo.

Não foram informados os motivos da diminuição de pessoal, mas se especula que seja por conta das aposentadorias, mortes, exonerações e etc. A Assessoria de Imprensa informou que existe um projeto para contratação de novos servidores que está inserido nos planos de política interna da CET.

O setor prevê a revisão de cargos de salários, análise de benefícios e adequação da jornada de trabalho, sendo que isso ocorrerá de forma gradual. Foi informado pela companhia que estão sendo tomadas novas medidas desde o dia primeiro de janeiro de 2017 para modernizar e atualizar de forma tecnológica toda área operacional e de gestão administrativa da CET.

O presidente do Sindiviários, Reno Ale, disse que o ideal seria o lançamento de um novo concurso e destacou ainda que o órgão tem necessidade de contratação pelo menos mil novos agentes de trânsito. Devido a não realização de novos concursos CET-SP, a companhia se vê obrigada a pagar horas extras aos atuais funcionários.

Os agentes de trânsito acabam sendo obrigados a horas extras excessivas de trabalho, inclusive nos fins de semana, segundo o que afirmou o diretor do Sindiviário. Ainda segundo Ale, a situação ocorre devido o aumento no número de eventos realizados na cidade de São Paulo, como shows, campeonatos de futebol e festivais de música. A capital produz cerca de cinco mil eventos por ano.

O TCM-SP recomendou em 2017 a abertura de um novo concurso público para garantir a regularidade dos serviços prestados no setor. A orientação tratou basicamente de pedir que a companhia realizasse um novo concurso para o preenchimento das vagas necessárias. A CTE faz suas contratações usando o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que garante os principais direitos trabalhistas.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso CET-SP: