O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) está em processo de recebimento de propostas de instituições interessadas em organizar o próximo concurso público para o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV). Este concurso prevê a oferta de 1.500 vagas. As propostas foram enviadas por quatro organizações até o momento: a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Instituto de Avaliação Nacional (IAN), o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) e o Instituto Avalia. O prazo para o recebimento das propostas se estende até a próxima segunda-feira, 26 de maio.
Após a conclusão desta etapa de análise de propostas, o CBMERJ dará prosseguimento à seleção da banca organizadora que será responsável pela administração do concurso, incluindo o recebimento de inscrições e a aplicação das provas aos candidatos. A escolha da banca organizadora é um passo crucial, pois apenas após essa definição o edital poderá ser redigido e divulgado. A expectativa, conforme informações do CBMERJ, é que o edital seja lançado ainda este ano, com o objetivo de iniciar o concurso em 2023.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso CBMERJ.
No final de 2023, houve uma tentativa de contratar o Instituto AOCP como organizador do SMTV, mas esse processo foi reiniciado, e a escolha de uma nova banca organizadora está em andamento.
Detalhes Preliminares sobre o Concurso SMTV
O concurso SMTV do CBMERJ oferecerá 1.500 vagas temporárias, que estarão divididas entre as funções de soldados (praças) e oficiais. A distribuição dessas vagas será da seguinte forma:
- Soldados (Praças): Serão oferecidas 1.122 vagas para funções como combatentes, guarda-vidas e técnicos de enfermagem.
- Oficiais: Serão disponibilizadas 378 vagas para médicos e enfermeiros, abrangendo diversas especialidades.
O concurso terá cotas específicas: 30% das vagas serão reservadas para mulheres, 10% para candidatos de baixa renda e 20% para pessoas negras. As oportunidades serão distribuídas entre cargos que exigem nível médio, como técnico em enfermagem, guarda-vidas e combatente, e posições de nível superior, como enfermeiro e médico.
A reportagem teve acesso a um termo de referência que serve como base para o edital. Este documento contém informações sobre as vagas, cargos, locais de lotação e a estrutura das provas. As vagas serão distribuídas por oito regiões do Estado do Rio de Janeiro.
Etapas e Estrutura do Concurso
Conforme o termo de referência, o processo seletivo para o SMTV incluirá várias etapas, começando com uma prova objetiva. A distribuição das questões por cargo será a seguinte:
- Médico Socorrista: 60 questões, com 15 de Língua Portuguesa e 45 de Conhecimentos em Medicina e Medicina de Emergência.
- Enfermeiro: 60 questões, com 15 de Língua Portuguesa e 45 de Conhecimentos em Enfermagem.
- Médico Especialista: 60 questões, divididas em 15 de Língua Portuguesa, 20 de Conhecimentos em Medicina e Medicina de Emergência, e 25 de Conhecimentos da especialidade médica.
- Técnico em Enfermagem: 60 questões, com 15 de Língua Portuguesa e 45 de Conhecimentos em Enfermagem.
- Combatente e Guarda-Vidas: 60 questões, com 30 de Língua Portuguesa e 30 de Raciocínio Lógico.
As provas ocorrerão no estado do Rio de Janeiro, com aplicação regionalizada.
Além da prova objetiva, todos os candidatos serão submetidos a um Teste de Aptidão Física (TAF), que incluirá corrida de 2.400 metros, flexão e extensão de cotovelos na barra fixa e flexão abdominal. Candidatos ao cargo de guarda-vidas também enfrentarão um Teste de Habilidades Específicas (THE), que ocorrerá em dois dias consecutivos, envolvendo atividades como apneia dinâmica, natação em estilo livre e biatlo.
Sobre o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV)
O SMTV é um regime de serviço militar temporário, com duração inicial de um ano e possibilidade de prorrogação por períodos sucessivos, até o máximo de oito anos. Ele é destinado a homens e mulheres voluntários que cumpram os seguintes requisitos: idade entre 18 e 25 anos para praças temporários (soldados) e até 35 anos para oficiais temporários, especialmente nas áreas de saúde e apoio técnico. Além disso, os candidatos devem possuir aptidão física e mental compatível com as exigências do serviço e atender aos requisitos estabelecidos nos editais.
Concurso para Vagas Efetivas
Paralelamente ao concurso SMTV, o CBMERJ está em fase avançada de preparação para um concurso de 144 vagas efetivas na área de Busca e Salvamento. Para esse concurso, o Idecan já foi escolhido como a banca organizadora.
Baixe agora 5.000 Questões do Concurso CBMERJ.