Concurso da Câmara dos Deputados: Tecnólogos poderão participar?

A Câmara dos Deputados lançará um novo concurso com oportunidades para cargos de nível superior. Descubra se o diploma de tecnólogo será aceito!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 13/10/2025 às 12h55

Compartilhe:

Está confirmado um novo concurso para a Câmara dos Deputados, com vagas destinadas aos cargos de técnico legislativo e analista legislativo em várias especialidades, todas exigindo ensino superior completo.

Uma questão que surge entre os interessados é se o diploma de tecnólogo será válido para esse concurso. A resolução referente ao Plano de Carreira dos servidores da Câmara não menciona especificamente os cursos tecnólogos. No entanto, geralmente, esses diplomas são aceitos para funções que requerem nível superior em qualquer área de conhecimento.

Para o próximo concurso, estão previstas vagas para as seguintes posições generalistas:

- Técnico legislativo - especialidade policial legislativo federal;
- Técnico legislativo - assistente legislativo e administrativo;
- Analista legislativo - Processo Legislativo e Gestão;
- Analista legislativo - Registro e Redação.

Em todos os casos, é necessário apresentar um diploma de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), sem restrições quanto à área de formação. Isso sugere que diplomas de tecnólogo podem ser aceitos, mas a confirmação ocorrerá somente com a publicação do edital oficial.

A Câmara também oferecerá vagas para cargos que exigem formação específica, como:

- Analista legislativo - Comunicação Social;
- Analista legislativo - Documentação e Informação Legislativa;
- Analista legislativo - museólogo;
- Analista legislativo - engenheiro;
- Analista legislativo - médico.

Nesses casos, o candidato deve ter graduação na área correspondente, como, por exemplo, Biblioteconomia ou Arquivologia para Documentação e Informação Legislativa. O número de vagas ainda não foi divulgado.

Os salários são um atrativo: técnicos legislativos começam com R$19.616,98, enquanto os analistas legislativos recebem R$29.462,78. Além disso, os servidores têm direito a benefícios como auxílio-alimentação, assistência pré-escolar, assistência médica e odontológica, e verba para exames médicos periódicos.

A autorização para o concurso foi dada em setembro e anunciada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta. O próximo passo é a escolha da banca organizadora, que cuidará das inscrições e da aplicação das provas.

Mudanças no cargo de policial legislativo

O cargo de policial legislativo foi renomeado para técnico legislativo - especialidade policial legislativo federal, a partir de dezembro de 2023, devido à reformulação dos cargos efetivos na Câmara.

Para concorrer, é necessário:

- Diploma de nível superior;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B" ou superior, válida;
- Aprovação em curso de formação que será parte do concurso;
- Comprovação de boa saúde física e mental;
- Exame psicotécnico;
- Idoneidade moral e bons antecedentes, verificados por investigação social.

As regras sobre o porte de arma também mudaram. Agora, ele pode ser suspenso após avaliação psicológica ou preventivamente em situações urgentes, além de ser obrigatório se o servidor for indiciado ou responder a ação penal por crimes de violência ou grave ameaça.

Essas atualizações também incluem mudanças nas nomenclaturas de vários cargos efetivos da Câmara.

Último concurso da Câmara dos Deputados

O último concurso, realizado entre 2023 e 2024, ofereceu 749 vagas para analista legislativo, com 140 para preenchimento imediato e 609 para cadastro de reserva. As oportunidades foram distribuídas entre especialidades como assistente social, Consultoria Legislativa, Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira, contador, enfermeiro, farmacêutico, Informática Legislativa, médico, técnica legislativa e técnico em material e patrimônio. Todas exigiam nível superior.

Os candidatos foram avaliados através de provas objetivas e discursivas em 10 de dezembro de 2023.