Concurso Câmara de Goiânia: Instituto Verbena/UFG Organizará Seleção com 62 Vagas

A banca organizadora responsável pelo novo concurso da Câmara de Goiânia GO foi contratada, e o certame oferecerá 62 vagas.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 19/10/2025 às 14h13

Compartilhe:

A banca responsável pelo concurso da Câmara de Goiânia, em Goiás, foi oficialmente contratada. O aval para essa contratação foi dado em agosto, mas a assinatura do documento só ocorreu no dia 16 deste mês.

Conforme informações do Portal Nacional de Contratações Públicas, divulgadas na sexta-feira, dia 17, o contrato estará em vigor de 16 de outubro de 2025 a 15 de outubro de 2026. Durante esse período, o Instituto Verbena/UFG, que foi contratado para organizar o concurso, irá conduzir todos os procedimentos necessários.

Com essa formalização, aguarda-se que a Câmara de Goiânia e o Instituto elaborem o cronograma do concurso. Somente após essa definição, o edital poderá ser lançado.

O contrato prevê a realização de etapas como inscrições, que devem alcançar cerca de 50 mil candidatos, e provas objetivas. Para cargos de nível médio, haverá 40 questões, divididas entre 15 de Conhecimentos Gerais e 25 de Conhecimentos Específicos. Já para nível superior, serão 50 perguntas, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos.

Além dessas provas, candidatos a determinadas funções, como agente de manutenção, editor de vídeo, fotógrafo, motorista, operadores de áudio e vídeo e de switcher, cinegrafista, operador de caracteres, técnicos em eletroeletrônica, iluminação e telecomunicação, tradutor e intérprete de libras e designer gráfico, precisarão realizar uma avaliação prática.

O concurso oferece 62 vagas, de acordo com o contrato divulgado no Portal de Compras. Destas, 38 são para nível médio e 24 para nível superior.

As vagas de nível médio incluem:
- agente administrativo (9 vagas);
- agente de manutenção (1 vaga);
- agente de segurança do plenário (2 vagas);
- agente para assuntos legislativos (1 vaga);
- atendente de recepção e cerimonial (4 vagas);
- editor de vídeo (3 vagas);
- fotógrafo (1 vaga);
- motorista (2 vagas);
- operador de áudio e vídeo (1 vaga);
- operador de switcher (2 vagas);
- cinegrafista (4 vagas);
- operador de caracteres (2 vagas);
- técnico em eletroeletrônica (2 vagas);
- técnico em iluminação (2 vagas);
- técnico em telecomunicação (2 vagas).

Para nível superior, as oportunidades são para:
- analista de comunicação (1 vaga);
- economista (1 vaga);
- contador (2 vagas);
- analista de sistemas (6 vagas);
- analista técnico legislativo (2 vagas);
- médico do trabalho (2 vagas);
- tradutor e intérprete de libras (2 vagas);
- cerimonialista (1 vaga);
- assistente social (1 vaga);
- psicólogo (1 vaga);
- revisor de texto (1 vaga);
- analista de suporte e redes de sistemas (1 vaga);
- arquivista (2 vagas);
- designer gráfico e animação (1 vaga).

Os aprovados no concurso da Câmara de Goiânia terão salários iniciais atrativos. Para cargos de nível médio, a remuneração começa em R$6.015,33, enquanto para nível superior, os vencimentos partem de R$9.254,36.

Relembrando o último concurso da Câmara de Goiânia, realizado em 2018, foram ofertadas 121 vagas, sendo 75 para contratação imediata e 46 para cadastro de reserva. O processo seletivo incluiu vagas para assistente técnico legislativo (nível médio e técnico), assessor técnico legislativo e procurador jurídico (nível superior), entre outras especialidades.

Candidatos realizaram provas objetivas e, para algumas funções específicas, provas práticas também foram aplicadas. Em 2020, um edital complementar foi lançado para corrigir a falha na reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs), após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ser assinado, aumentando para dez as vagas exclusivas para PcDs.