Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Banco do Brasil:

Confederação denuncia déficit de 10 mil escriturários

O cargo de escriturário exige o nível médio completo e tem remuneração de R$4.036,56. O BB contrata pelo regime celetista.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 10/08/2018 às 12h18 | Atualizado em 20/08/2018 às 12h53

Compartilhe:

O convencional concurso Banco do Brasil, para escriturários no setor de atendimento, não foi divulgado e permanece sendo esperado há mais de vinte e quatro meses em 13 estados e no Distrito Federal. O aviso é da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que faz a denúncia de escassez maior que 10mil escriturários no setor de atendimento.

Em março de 2018, o Banco do Brasil chegou a divulgar um edital de concurso público com disponibilidade de 60 oportunidades para o emprego de escriturário. Contudo, a estrutura das provas e o programa de estudos publicados não correspondiam aos modelos de Concursos anteriores. No concurso, a cobrança foi de 25 questões de Informática e somente cinco de Conhecimentos Bancários.

Frente a isso, vários concorrentes se questionaram em relação as oportunidades disponíveis pelo escriturário, se elas, de fato, seriam para o setor de atendimento ou para Tecnologia da Informação.

Em coletiva, Wagner Nascimento, diretor da Contraf-CUT, revelou que o sindicato fez uma análise do concurso em 2018. Concluiu-se que o recrutamento seria, de fato, específico para a área de TI, ainda que o banco não se manifeste de forma oficial sobre o tema.

Ou seja, o Concurso Banco do Brasil de escriturário para atender as agências, esperado desde 2015 ainda não ocorreu. Nascimento fez o destaque de outro problema no Concurso de 2018: o número de oportunidades disponíveis.

De acordo com os estudos feitos pela confederação, há uma escassez maior que 10mil escriturários no Banco do Brasil, hoje. Assim, a oferta de 60 oportunidades não soluciona os problemas de atendimento das agências.

Entre medidas de reestruturação do BB permaneceu o fechamento de agências e as fusões em algumas áreas. O banco também fez apostas para a construção de escritórios digitais e na realocação de servidores das praças que disponibilizam de mais “mão de obra” para locais onde o déficit é maior.

A digitalização revelada provavelmente foi a razão da abertura de um concurso público do BB em 2018. Apesar disso, na análise da Contraf-CUT, a escassez de servidores na área de atendimento é um problema que prejudica o funcionamento das agências de todo o Brasil, de forma especial nos estados do Sudeste.

O dirigente da Contraf-CUT fez o reforço que, entre as principais negociações da Contraf-CUT com o Banco do Brasil está o requisito do quantitativo maior de servidores. Porém, a resposta do BB em relação a esse pedido não é positiva. O banco faz a afirmação de que não está previsto o procedimento de novos concursos.

O Banco do Brasil não tem concurso com validade para o setor de atendimento em 13 estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins), além do Distrito Federal.

A função de escriturário traz a exigência do ensino médio completo e tem salários de R$4.036,56. O BB tem contratação pelo regime da CLT.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Banco do Brasil: