Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Banco do Brasil (BB):

Sindicado diz que novo concurso é inevitável

As vagas são para cargos de nível médio e a remuneração prevista é de R$ 3.613,58.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 26/11/2015 às 12h31

Compartilhe:

Foi reforçado novamente o concurso público para o Banco do Brasil (BB). O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro tem cobrado contratações à diretoria e esta enxerga como inevitável o próximo concurso de escriturário, com previsão de vagas imediatas no Rio e em mais cinco estados.

De acordo com a diretora do sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários, Rita Mota, a falta de escriturários tem acarretado na sobrecarga de trabalho, horas extras e prejuízos à saúde dos funcionários.

Ela afirmou o seguinte: “Em março deste ano, o banco fez algumas alterações no quadro de pessoal. Uma delas foi em relação ao limite de funcionários fixado, cortando cerca de 3 mil vagas em todo o país. Além disso, houve o Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI), onde 5 mil funcionários aposentaram-se. Nós temos sempre cobrado o concurso e as contratações, que estão na nossa pauta de reivindicações. A diretoria alega, porém, que o serviço está migrando para o avanço tecnológico. Nós reconhecemos o autoatendimento, mas isso não é geral. Há uma grande necessidade de pessoal, que tem prejudicado os funcionários.”, afirmou.

Ela ainda explicou que não há crise no banco para que não ocorra o certame: “Não há crise no Sistema Financeiro, pois os bancos continuam tendo lucros exorbitantes. Esse adiamento é por uma questão política. A União tem parte das ações do BB e tem um grande peso nas suas decisões. Nos encontros em que cobramos as contratações e o concurso, porém, eles não revelam uma previsão de publicação edital, e é muito ruim ficarmos sem um cadastro de reserva ativo”.

Fechamentos e vagas

Segundo informações, foram extintas 2.552 vagas e fechadas 69 agências em todo o país. Das aposentadorias 400 foram no Rio, conforme divulgado anteriormente pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Alguns detalhes do certame já forma definidos. A Fundação Cesgranrio será a organizadora e a estrutura a mesma dos últimos concursos para 15 estados e Nordeste. Os candidatos serão avaliados por meio de 70 questões objetivas e redação. O cargo de escriturário exige o nível médio e tem remuneração de R$ 3.613,58. Fique atento a outras informações.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Banco do Brasil (BB):