Associação defende a abertura imediata do concurso
Estão previstas 701 vagas, nas carreiras de técnico administrativo (49), técnico em regulação (296), analista (41) e especialista (312).
Tragédias como a do ônibus com 46 passageiros que capotou na Rodovia Mogi-Bertioga e matou 18 pessoas no último dia 8 poderiam ser evitadas ou ao menos amenizadas caso a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tivesse seu quadro de servidores responsáveis por fiscalizar as estradas completo. Esta foi a observação do presidente da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (Aner), Thiago Botelho. "O grande problema da falta de pessoal é a fiscalização das estradas. É preciso profissionais para verificar transportes clandestinos, se os caminhões estão acima do peso, além da questão da manutenção, limpeza dos ônibus, o que prejudica a população, pois acarreta em atrasos. O impacto é sistêmico, muito grande", reforçou o sindicalista.
A preocupação do sindicalista é devido ao anúncio do Ministério do Planejamento, na última quarta-feira, dia 8, de que os concursos para 2017 estão suspensos e que as solicitações feitas, incluindo a da ANTT, serão devolvidas para seus órgãos de origem. Thiago Botelho criticou a medida e revelou também que há, dentro da agência reguladora, uma tentativa de terceirização dos técnicos administrativos - o que já é alvo de investigação do Ministério Público do Trabalho há dois anos. O dirigente acrescentou que, no momento, a Aner não pensa em fazer greves ou paralisações cobrando o concurso, já que tudo ainda é muito recente. Mas está prevista nos próximos dias uma reunião na Casa Civil para tentar entender o cenário atual.
"A situação da ANTT é uma das mais crÃticas. Ela precisa funcionar em sua totalidade. A capacidade dela é entre 1.700 e 1.900 servidores, mas apenas um terço desse quantitativo foi solicitado ao Planejamento. No momento não temos previsão de aposentadorias, mas não posso garantir isso em dois anos. Se eles não forem repostos, o impacto será grande", ponderou Thiago Botelho. A ANTT havia pedido 701 vagas, nas carreiras de técnico administrativo (49), técnico em regulação (296), analista (41) e especialista (312). As duas primeiras exigem nÃvel médio, enquanto que as outras, graduação. As remunerações são de R$6.147,52, R$6.415,52, R$11.529 e R$12.432,49, respectivamente, já com os R$458 de auxÃlio-alimentação. O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade no emprego.
A preocupação do sindicalista é devido ao anúncio do Ministério do Planejamento, na última quarta-feira, dia 8, de que os concursos para 2017 estão suspensos e que as solicitações feitas, incluindo a da ANTT, serão devolvidas para seus órgãos de origem. Thiago Botelho criticou a medida e revelou também que há, dentro da agência reguladora, uma tentativa de terceirização dos técnicos administrativos - o que já é alvo de investigação do Ministério Público do Trabalho há dois anos. O dirigente acrescentou que, no momento, a Aner não pensa em fazer greves ou paralisações cobrando o concurso, já que tudo ainda é muito recente. Mas está prevista nos próximos dias uma reunião na Casa Civil para tentar entender o cenário atual.
"A situação da ANTT é uma das mais crÃticas. Ela precisa funcionar em sua totalidade. A capacidade dela é entre 1.700 e 1.900 servidores, mas apenas um terço desse quantitativo foi solicitado ao Planejamento. No momento não temos previsão de aposentadorias, mas não posso garantir isso em dois anos. Se eles não forem repostos, o impacto será grande", ponderou Thiago Botelho. A ANTT havia pedido 701 vagas, nas carreiras de técnico administrativo (49), técnico em regulação (296), analista (41) e especialista (312). As duas primeiras exigem nÃvel médio, enquanto que as outras, graduação. As remunerações são de R$6.147,52, R$6.415,52, R$11.529 e R$12.432,49, respectivamente, já com os R$458 de auxÃlio-alimentação. O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade no emprego.