Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Anac:

Sem previsão de concurso, Anac vem perdendo servidores todo ano

Por Emerson Fernandes | Publicado em 22/12/2020 às 16h48

Compartilhe:

Sem concurso previsto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) perdeu muitos servidores durante os últimos anos. Esse defasagem do quadro foi gerada pelas exonerações, mortes e aposentadorias.

Além disso, a Anac luta contra o constate remanejamento dos seus profissionais. Esta semana o diretor-presidente da agência, Juliano Alcântara Noman, enviou um ofício ao secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade,  questionando o remanejamento de um dos servidores.

Ao questionar esse remanejamento do servidor, a Anac ressalta que realizou seu último concurso em 2015, e que na época, o quantitativo de vagas aprovadas foi inferior ao necessário para o preenchimento do quadro.

A Agência Nacional de Aviação Civil já perdeu mais de 130 servidores do quadro efetivo, e assim já possui um total de 566 cargos vagos, pois pela Lei, a agência tem 1.755 postos, mas somente 1.189 estão atualmente preenchidos, o que representa 67,74% de ocupação.

"Este quadro de servidores é responsável pela regulação de todos os aspectos da aviação civil brasileira, da certificação de tripulantes à concessão de aeroportos, em um cenário historicamente constante de crescimento da aviação civil, elemento essencial da infraestrutura de transportes do país", destaca em ofício a Anac.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso Anac: