Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso AGU:

Seleção não será suficiente para sanar déficit de servidores

O certame está autorizado e vai ofertar 100 vagas para cargos da área de apoio.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 26/06/2018 às 14h44 | Atualizado em 16/07/2018 às 11h11

Compartilhe:

O Concurso para a Advocacia-Geral da União (AGU), que disponibiliza 100 oportunidades para funções da área de apoio, teve autorização. Contudo, o Concurso parece não ter suficiência para solucionar a dificuldade de funcionários do órgão. O aviso é do presidente da Associação dos Servidores da AGU (Asagu), Danton Freitas Azevedo, que faz a revelação: "faltam mais 2.500 profissionais na área de apoio da AGU, em todo o país".

Em coletiva, o presidente da Asagu também mencionou a distribuição de oportunidades do Concurso AGU, que ainda não teve definição. Danton Azevedo revela que não existe como fazer a previsão de quais lugares terão a contemplação de vagas.

Ainda, ele age em defesa de que a divisão ocorra de maneira nacional, visto que, com 2.500 funções disponíveis, todas as unidades da AGU estão prejudicadas com a ausência de profissionais.

O que faz o reforço de tal dificuldade de servidores é, ainda, as altas taxas de saídas. No geral, 70% dos que tiveram aprovação e tornaram-se funcionários da AGU acabam deixando o quadro em virtude de aprovação em outros Concursos.

Danton Azevedo fez a afirmação ainda de que as oportunidades não terão suficiência, em consideração que, dos 4mil funcionários da AGU, somente 1.500 são do quadro do órgão, sendo os demais disponíveis por outros órgãos. Deste modo, a dificuldade alcança a 2.500.

Com grande escassez de servidores, contudo, o novo Concurso AGU pode ter a convocação maior de aprovações, com o intuito de suprir a ausência de profissionais no órgão. Hoje, 100 oportunidades tiveram autorização, havendo a possibilidade de mais 50 terem autorização para a composição de cadastros reservas.

Isso ocorreria em situação de aval do Ministério do Planejamento para o acréscimo de 50% das oportunidades, tradicional em concursos públicos federais. O que amedronta a Asagu, entretanto, é que mesmo com 150 classificados em admissão de posse, a escassez de servidores seguirá em teor de preocupação.

Ainda com uma quantidade aquém da necessidade, a AGU vê o Concurso com aval como essencial para o mantimento de seu exercício. Portanto, há a pressa em promover a abertura de Concurso.

O passo seguinte em direção à divulgação do edital é definir a atuação de oportunidades. De acordo com a AGU, anteriormente à publicação do edital e da posse dos novos funcionários, terá um concurso de remoção interno. Este procedimento, conforme o órgão, contribuirá para que se definam as lotações dos que sejam admitidos.

A AGU já traz a informação de que o Concurso contemplará vagas em diversos estados do Brasil. A divisão de oportunidades por área, depende do Concurso de remoção interno.

Na última data 15, a Advocacia-Geral da União também revelou que o órgão já atua na seleção da banca organizadora. Este é o passo seguinte frente à publicação de edital de Concurso.

O concurso autorizado da AGU teve anúncio em julho de 2017. Contudo, o órgão esperava pela divulgação da portaria autorizativa, que ocorreu na data de 14 de junho.

Hoje, o edital tem até 180 dias para ser divulgado, ou seja, até a data de 14 de dezembro. São 100 oportunidades com aval, nos empregos de administrador (48), analista técnico-administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (32), técnico em assuntos educacionais (2) e técnico em Comunicação Social (5). Para participar, é exigência comum a todas as funções ter o ensino superior.

O projeto básico já foi encaminhado às instituições de interesse no recebimento de inscrições e na aplicação das provas. Uma das alterações nesse projeto básico é a divisão de oportunidades, que veio um tanto diferenciada, porém que já está em análise pela AGU. Como o procedimento está antecipado, espera-se que o edital do Concurso não tarde a ser divulgado.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso AGU: