Déficit alto deve agilizar convocações dos aprovados

A seleção está autorizada para 100 vagas em diversas carreiras de nível superior da área de apoio.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 02/07/2018 às 16h53 | Atualizado em 19/07/2018 às 12h41

Compartilhe:

A Advocacia Geral da União (AGU) anunciou o déficit oficial de colaboradores em sua área de apoio administrativo. De acordo com o órgão, hoje, estão ausentes 547 servidores em seu quadro de pessoal. Com a autorização de Concurso para 100 oportunidades, o déficit pode ser favorável às chamadas.

Com grande dificuldade de servidores, o novo Concurso AGU pode fazer a convocação de mais aprovações, de modo a preencher a ausência de funcionários do órgão. Hoje, 100 oportunidades estão autorizadas, havendo a possibilidade de que mais 50 tenham solicitação para a composição de cadastros reservas.

Isso ocorreria em situação de aval do Ministério do Planejamento para o adicional de 50% das oportunidades, convencional em concursos públicos federais.

Mesmo com uma quantidade além da necessária, a AGU vê o Concurso autorizado como essencial para que se mantenha as suas atividades. Portanto, há pressa em promover a abertura do Concurso.

A etapa seguinte rumo à divulgação do edital é definir a lotação das oportunidades. De acordo com a AGU, antes da publicação do edital e da posse dos novos funcionários, haverá um concurso de remoção interno. O processo, conforme o órgão, colaborará para definir as lotações dos que tiverem ingresso.

Em última data de 15 de junho, a Advocacia-Geral da União também revelou que o órgão já atua na seleção da banca organizadora. Posteriormente a esta definição, o edital do Concurso terá divulgação.

O aval do Concurso AGU foi anunciado em julho do ano de 2017. Contudo, o órgão estava na expectativa da divulgação de portaria autorizativa, que ocorreu na data de 14 de junho.

Atualmente, o edital tem até 180 dias para ser divulgado, isso quer dizer que a data final é até 14 de dezembro. O último Concurso do órgão aconteceu em 2014, com a organização do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).

Há autorização de 100 oportunidades, nas funções de administrador (48), analista técnico-administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (32), técnico em assuntos educacionais (2) e técnico em Comunicação Social (5). Para a concorrência, a solicitação comum a todas as carreiras é possuir o ensino superior.

O projeto básico já teve encaminhamento às instituições de interesse ao recebimento de inscrições e aplicação das provas.

Uma das modificações nesse projeto básico é a divisão de oportunidades, que surgiu um tanto diferenciada, porém que já está em análise pela AGU. Como o procedimento em fase adiantada, espera-se que o edital do Concurso não tarde a sair.